quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Seção Cases de Empreendedorismo Regional

1º Case de Sucesso
Com Fernando de Medeiros


Um dos eventos da AJET em Tubarão é o Almoço de Negócios, que se realiza uma vez por mês, no Mezanino do Restaurante Machado ao meio dia. Durante o almoço é apresentado o case de um Empreendedor de Sucesso, para que possa compartilhar a sua história, inspirando e incentivando a cultura empreendedora.

No dia 28 de julho, foi realizado o 7º Almoço de Negócios com o Case do Empresário Fernando de Medeiros, sócio administrador e fundador da empresa N Serviços De Conservação Patrimonial Ltda.
Entre sorrisos e garfadas de uma boa culinária, Fernando nos contou que aos 13 anos, iniciou suas atividades profissionais, como aprendiz, na empresa de seu Pai, uma pequena reparadora e revenda de baterias automotivas.
Lá desenvolvia atividades de eletricista automotivo e deu seus primeiros passos na gestão de negócios. Aos 19 anos, paralelamente a sua entrada na faculdade, ingressou como estagiário bolsista na área de logística e gestão de recursos materiais da Universidade do Sul de Santa Catarina, onde atuou de almoxarife a responsável pelo setor de contratos e convênios da instituição. Em 2004, paralelamente a sua atividade iniciou sua preparação para saída da condição de empregado, para empreendedor, fundando a N Serviços. Em 2005 começou a atuar como Professor em disciplina de Marketing e Gestão Estratégica nas Faculdades SENAC.  
Como em qualquer outra atividade empreendedora, passou por diversas intempéries, características pequenas empresas brasileiras: falta de recursos próprios para investimento, falta de incentivo governamental, desconfiança da família em função da troca da estabilidade do emprego pela incerteza do novo empreendimento, dificuldades no cumprimento dos requisitos legais para início das atividades, desconfiança em alguns momentos da sua própria capacidade. 
Em agosto de 2007, a partir do seu desligamento da UNISUL, investiu toda sua verba rescisória e começou a dedicar-se exclusivamente ao negócio. Hoje, ainda em meio às dificuldades dos pequenos empreendimentos no Brasil, diz que na média já teve mais sucessos que fracassos. Porém ressalta que como pontos fortes o respeito e atenção ao cliente, à reunião de pessoas comprometidas que lhe auxiliam na gestão, ousadia com discernimento e completa base de informações para minimizar riscos, passagem de uma condição de empresa devedora para credora, podendo financiar seus clientes com recursos próprios. Com isso a empresa gera 12 empregos diretos, gerando em algumas oportunidades até a 45 empregos indiretos e um crescimento médio de 20%, nos últimos 3 anos.
No ano de 2012, na terceira participação no MPE Brasil do SEBRAE, a empresa foi agraciada como a melhor de serviços de Santa Catarina. Tal prêmio possibilitou a participação na etapa nacional, onde a empresa fora finalista e vice-campeã da categoria de serviços. A fora a premiação, o MPE auxiliou a empresa a rever os processos existentes, criar os que ainda não existiam, registrando melhor seu histórico documental e seus resultados. Quanto à premiação gerou visibilidade; participação em vários eventos do FNQ, MBC e do próprio SEBRAE, em várias cidades do país.
A frase que marcou todo o processo foi colocada por um dos auditores do SEBRAE: ‘’a empresa não pode ficar vendo seus resultados pelo retrovisor’’. E o MPE com certeza auxiliou a empresa a registrar, analisar, planejar, executar e controlar de uma forma mais efetiva o seu negócio. Por fim, ressalta alguns princípios que norteiam sua vida empresarial: educação e senso crítico, trabalho, disciplina, persistência, boas parcerias e posição de credor. Estes podem servir de dica para aqueles que pretendem empreender, mas não é uma receita de sucesso. Outra competência importante é a de condição de Professor.
A sala de aula é um excelente ambiente para estabelecimento de um bom networking, principalmente quando se está na condição de Professor. E óbvio, oferece umas boas condições para os que estão na posição de aluno. Ali se pode iniciar uma boa relação de confiança com potenciais clientes (empresários, compradores, gerentes, enfim, pessoas envolvidas em todos os setores da economia), além de existirem muitos talentos. Tudo o que um bom empreendedor deseja: clientes na sua carteira e talentos ao seu lado. 



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