quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Seção Cases de Empreendedorismo Regional

Rodrigo tem 44 anos, é natural de Tubarão, casado, iniciou seu primeiro empreendimento aos 20 anos de idade, uma Confecção de Jeans que abriu com outro sócio, onde a falta de experiência administrativa e visão do negócio, acabaram encerrando a tentativa precocemente.
Deste seu primeiro negócio, Rodrigo tirou a lição que todo empreendedor iniciante deve buscar ter mais conhecimentos, como fluxo de caixa, controles internos, custos, para que assim comece mais preparado e orientado para evitar cometer muitos erros.
Após essa primeira experiência, Rodrigo decidiu ir atrás de um desejo da adolescência, cursar Publicidade. Em 1990, escolheu a Unisinos, em São Leopoldo, fez vestibular e começou a estudar. E como todo bom empreendedor, já no inicio da faculdade abriu seu segundo negócio, uma agência de publicidade e que acabou durando somente 2 (dois) meses pois com o talento e alguns trabalhos, foi convidado a se associar a uma nova agencia que maior, vinha despontando no mercado. Esta fase durou 5 anos e foi seu primeiro negócio de sucesso empresarial e financeiro.
Em 1997, saiu da sociedade e fundou a Ilimitada Cinema e Televisão, uma empresa que foi no seu inicio uma produtora de comerciais, audiovisuais, filmes, produzindo mais de 800 peças publicitárias e empresariais. A empresa também produziu diversos programas eleitorais para campanhas de candidatos a prefeito de Florianópolis e Tubarão. A partir de 2007 a empresa mudou o foco e hoje realiza operações de canais de televisão, seja em infraestrutura técnica, pessoal e produção de conteúdo.

Em 2008 criou a Racing- Agência de Propaganda e voltou ao negócio em que teve o seu primeiro sucesso, uma empresa que cria e conceitua marcas além de desenvolver campanhas de sucesso para diversos clientes como Giassi Supermercados, MG Eletro, Tubarão Saneamento, Piucco Construtura, Borges e Bittencourt Advogados,  Tubarão Saneamento, Matiz, Instituto Vascular e prefeituras de cidades da região.
Em 2008, Rodrigo e um amigo ajetiano, Luciano Marcelino, criaram o portal O Meu Futuro, um lugar onde o estudante pode pesquisar em diversas áreas, cursos e orientações atualizadas, e que no ano de 2009 foi o mais completo portal de informações do Brasil nas áreas de graduação, pós graduação, cursos técnicos, intercâmbio, testes vocacionais e outras informações importantes para os jovens que buscam dicas para escolher a sua carreira.
Em toda a sua trajetória, Rodrigo já teve negócios em áreas como exportação, mídia indoor, relacionamento com clientes e outras que hoje não estão mais em atividade.
Hoje em dia, ele dedica o seu tempo a administração dos 3 negócios que estão em operação, a agência de comunicação Racing, a IIimitada Cinema e Televisão  e o Portal O Meu Futuro, além da estruturação final de um novo  negócio que estará iniciando ainda em 2013.

Porém foi no esporte que ele confessa ter tido a maior lição da sua vida, e um dos maiores orgulhos, quando participou de 3 campeonatos Brasileiros de automobilismo nas categorias Formula Ford, Fórmula Chevrolet e Formula Palio, uma das suas conquistas na qual tem muito orgulho além da realização um sonho que tinha desde criança, ser piloto de automobilismo.Vindo do interior e sem condições reais de concretizá-lo, com muita força de vontade, garra e persistência, conseguiu os patrocínios e realizou seu antigo sonho."Pense, acredite, lute e esteja sempre pronto. Nada é impossível!", diz Rodrigo.
  
Diante de tantas conquistas e experiências, perguntei o que é Empreender?
Para Rodrigo, empreender é colocar as ideias em práticas, tirá-las do papel, buscar as pessoas certas as experiências e aprender muito sobre a futura idéia. Precisa conversar com outros empreendedores e pessoas que trabalham em áreas próximas a sua idéia, Isso é fundamental pois você precisa de algumas pessoas que tentem desconstruir o novo negócio, e se você depois de tudo isso ainda conseguir argumentar e deixa-lo de pé, é por que  terá muitas chances de ter sucesso.
"As pessoas sonham com seu novo negócio, já o empreendedor sonha, planeja e coloca em prática, acho que esta é a diferença.", afirma Rodrigo.

Rodrigo também foi Ex-presidente da AJET em Tubarão, e por 4 anos foi  vice diretor da FACISC Jovem, do Movimento Jovem em Santa Catarina.
"É muito importante o jovem trocar experiências e se relacionar com outros empreendedores",finaliza Rodrigo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário