quarta-feira, 23 de outubro de 2013

APAE – Uma visita no Dia das Crianças

                       

Em Tubarão temos a Instituição APAE - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais. Foi fundada em 1966,tem norteado suas ações desenvolvendo atendimento educacional e de reabilitação à pessoa com deficiência Intelectual e/ou Múltipla.Em sua caminhada propõe-se a conscientizar a sociedade quanto à convivência com a diversidade e a garantia dos direitos reservados as pessoas com Deficiência Intelectual/Múltipla. Tais propostas implicam, com certeza,na quebra de paradigmas,no aprendizado constante e na evolução necessária à formação.
Nesse contexto, EDUCAMOS PARA A VIDA, assumindo a responsabilidade de ajudar na construção de uma educação que atenda as necessidades das pessoas com deficiência,constituindo um espaço propício para desenvolver seu potencial e construir um mundo em que cada um possa viver as diferenças.
 Num bate papo muito produtivo e emocionante com a Diretora da APAE, Sulani Zanini Pizzolo Stupp, ela relata que para as pessoas entrarem na instituição devem passar por uma avaliação diagnóstica que é formada por uma equipe de profissionais:
Assistente Social,Médica,Psicóloga,Pedagoga,Fisioterapeuta,Fonoaudióloga e Terapeuta Ocupacional.E quando alunos vem de transferência de outras Apaes eles entram e logo passam pela nossa avaliação.

A Instituição Apae de Tubarão atende 267 educandos que tenham diagnóstico de:

Atraso no Desenvolvimento Neuropsicomotor;
Deficiência Intelectual/Múltipla;
Transtorno do Espectro Autista-TEA.

Esses educandos são distribuídos em atendimentos nas seguintes formas:

Serviço Pedagógico Especifico – Educação Infantil
Serviço Pedagógico Específico – Ensino Fundamental
Serviço Pedagógico Específico – Ocupacional
Transtorno do Espectro Autista _ TEA
Qualificação Profissional
Serviço de Atendimento Educacional Especializado - SAEDE

Tem também em nossa Instituição atendimento de reabilitação: Fisioterapia em solo  e na água, Fonoaudiologia,Dentário,Medico,Terapia Ocupacional,Psicologia,Assistente Social e Equoterapia.

 “Trabalhar com a educação especial faz com a gente renove alguns sentimentos que vão se perdendo com o tempo, pois vivemos num mundo de competitividade e ganância, num mundo que exige muito trabalho   que  muitas vezes faz com que a gente esqueça a fé, a humildade, a amizade, e as pessoas com deficiência não, eles cultuam isso de uma forma diferente, pois no mundo deles não tem ganância, não tem maldade,não tem mentira, eles são sinceros e humildes, isso é um ótimo exemplo para que possamos resgatar esses valores, pra mim é uma lição de vida estar aqui todos os dias, estou aqui há muitos anos mas a cada dia me surpreendo,, conta emocionada a Diretora.

       A APAE conta com muitas atividades de recreação para os alunos, um laboratório de informática educativa onde trabalham a inclusão digital, releituras de obras de vários artistas, inclusive do nosso querido Willy Zumblick que dá a oportunidade do aluno expressar-se através da arte e das cores, desenvolvendo seu talento artístico.
             
A pessoa com Deficiência Intelectual deve ser respeitada, pois todos têm nossos limites e os mesmos não são impedimentos para que possamos estar inseridos nesta sociedade.“Temos que respeitar cada cidadão em sua particularidade, pois todos temos direitos e tem deveres e estes devem ser respeitados.”, afirma a Diretora.
           No dia que realizei a entrevista, aproveitei e curti um pouco a Festinha do Dia das Crianças, que contou com algumas doações de pessoas e empresas que acreditam e apostam na APAE, como a AJET (Associação de Jovens Empreendedores de Tubarão), Empresa RJ45, Construtora Nova e doações de voluntários.
Saí de lá aprendendo mais que nunca!





Nenhum comentário:

Postar um comentário