quinta-feira, 23 de maio de 2013

A Arte e as cores no desenvolvimento das crianças



Estudo que realizei com as crianças no Brasil, para levar á Escola da ONG na África,ele tem como propósito investigar os efeitos das cores nos aspectos físicos e emocionais das pessoas. As cores são consideradas coadjuvantes do processo terapêutico, atuando no equilíbrio do corpo e da mente. Entender que a cor faz parte de nossas vidas, para dar um som e um colorido ao pensamento e às coisas que nos rodeiam; enfim, para dar sabor à vida, ao ambiente, e que através dela conseguimos expressar nossos sentimentos.
Através de atividades realizadas com os alunos busca extrai do poder da cor uma forma descontraída e animada dos alunos se expressarem e adquirir conhecimento, Cativando os alunos com as cores, a partir do ponto de vista que estes chegam à sala de aula com grande dificuldade de expressão, decorrente da falta de atenção dos pais, conclui-se que a psicologia da cor gera ótimos resultados.
A cor é um elemento de visualidade que se torna mais perceptível se próximo de outras cores. Isto pode ser notado facilmente em nossos trabalhos plásticos e quando observamos formas coloridas em obras de arte ou no cotidiano. Existem muitos testes psicológicos, que foram desenvolvidos para nos ajudar a conhecer mais sobre nós próprios, por meio do poder da cor. A atração forte de uma pessoa pelo vermelho indica o tipo de personalidade afirmativo e extrovertido, de alguém que tem vontade firme, enquanto a aversão a essa cor sugere um indivíduo tímido e provavelmente isolado da sociedade. As cores têm influências em nossos componentes físico, mental e emocional.Portanto,tem como objetivo o autoconhecimento por meio do poder da cor. Entender que a cor mostrando que através de uma aula diferente os alunos se descontraem e criam, expressando suas emoções e identificando sua personalidade.
 Sendo assim o ponto mais importante da aula é a aproximação do professor e do aluno através da forma de como cada um se expressa, sendo uma maneira de conhecê-los melhor. Compreendendo que através da percepção um indivíduo organiza e interpreta as suas impressões sensoriais para atribuir significado ao seu meio.
        A escola exerce um papel muito importante, ao incorporar atividades artísticas com ênfase no processo expressivo e criativo, formando cidadãos mais críticos, mediando ao educando o conhecimento de que eles necessitam para sua formação e conhecimento próprio, formando assim cidadãos que participe e se aproprie em igualdade de oportunidades para que sejam capazes de intervir na sociedade e nos problemas individuais e coletivos resultando em reflexos positivos na qualidade de vida de todos.

























Nenhum comentário:

Postar um comentário